Os Miseráveis é um romance histórico escrito por Victor Hugo e publicado em 1862. A obra é considerada um marco do gênero épico e um dos maiores best-sellers dos últimos séculos.
A história se passa na França, no início do século XIX, entre a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. O livro conta a trajetória de Jean Valjean, que é preso após roubar um pão para alimentar sua família.
Ao sair da prisão, passa a morar nas ruas, quando encontra um padre que o ajuda a reconstruir sua vida. Porém, é constantemente perseguido pelo inspetor Javet.
A obra conta, simultaneamente, a história de Fantine, a mãe solteira, que para sustentar sua filha Colette, começa a se prostituir.
Os personagens, intensos e dramáticos, têm o objetivo de tocar a alma do leitor. Embora fictícios, o escritor se inspirou em pessoas que conheceu ao longo dos anos.
Além disso, utilizou acontecimentos reais em sua narrativa, como a Batalha de Waterloo, conflito que levou à queda de Napoleão.
Com fortes críticas à burguesia, ao machismo e à desigualdade social, Victor Hugo, apresenta ainda as controversas leis francesas.
Na época qualquer tipo de roubo era imperdoável, todavia segundo o autor, era plausível questionar as sentenças, uma vez que o governo não dava assistência à população mais pobre.
Considerado pela crítica como um dos maiores best-sellers dos últimos séculos, “Os Miseráveis” chegou a vender mais de 7 mil cópias nas primeiras 24 horas, após seu lançamento.
Traduzido para diversas línguas, a obra ganhou uma adaptação para os cinemas e em 2012 virou musical da Broadway.
“Os Miseráveis” retrata a pobreza, a miséria e a desigualdade social na França do século XIX. O livro denuncia os problemas do período, como a Revolução Francesa e a ascensão do Bonapartismo.
No dia 3 de abril de 1862, uma das maiores obras do século XIX foi publicada. A trama de caráter social denuncia a desigualdade social na França e retrata a Batalha de Waterloo.
Os acontecimentos narrados em “Os Miseráveis” ocorrem em uma época marcada por fatos importantes da história francesa. Ele se desenvolve em um período de grande instabilidade política na França, após a turbulenta Revolução Francesa. A sociedade ainda sentia os efeitos das mudanças radicais, e havia uma forte tensão entre as diferentes classes sociais.
Além disso, a França passava por um processo de industrialização acelerado, o que gerava grandes contrastes entre ricos e pobres. A obra denuncia assim as condições miseráveis de vida da classe trabalhadora e a exploração dos mais fracos.
“Os Miseráveis”, já anuncia desde o título a intenção do autor de denunciar as precárias condições de vida das pessoas mais pobres de Paris do século XIX. O título assim aponta para um dos temas centrais do livro: a miséria. A obra retrata de forma crua as condições de vida dos pobres em Paris, como a falta de saneamento básico, a fome, e a exploração infantil.
É uma denúncia da desigualdade social, e de um outro tipo de miséria, a exploração de um ser humano por outo ser humano, a falta de afeto e de piedade!
“Os Miseráveis” é um romance que transcende o tempo e o espaço, oferecendo uma visão profunda da sociedade francesa do século XIX e levantando questões de grande relevância ainda nos tempos de hoje. A obra é um convite à reflexão sobre a condição humana e à busca por um mundo mais justo e igualitário.
Victor Hugo (1802 – 1885) foi um dos maiores poetas romancistas, escreveu diversas obras memoráveis, entre elas Os Miseráveis e o Corcunda de Notre Dame. Ativista pelos direitos humanos, ele buscava diminuir as injustiças sociais da sociedade francesa.
Victor Hugo foi além de poeta, dramaturgo e escritor francês. Morreu em 1885, em Paris aos 83 anos.
O “Corcunda de Notre Dame” escrito por Victor Hugo em 1826, foi um de seus primeiros romances, porém, o seu título original é “Notre Dame de Paris”.
O que levou Victor Hugo a escrever este livro?
Primeiramente, a obra é uma crítica à sociedade da época, à corrupção do clero, à ignorância e ao preconceito do povo. Ele queria valorizar a cultura e a arte gótica e evitar a demolição da Catedral.
A obra retrata a sociedade e a cultura francesa do século XV e a Catedral de Notre Dame é a grande protagonista.
É um romance histórico publicado em 1831. A história se passa em Paris, por volta de 1482, no século XV, embora o autor tenha vivido no século XIX.
Nessa época, Paris tinha um aspecto medieval. Um dos motivos pelos quais Victor Hugo o escreve é para proteger o patrimônio cultural e urbano de Paris. A cidade vinha passando por uma série de reformas, muitos prédios demolidos e o patrimônio delapidado. O poder público não tinha muito interesse em fazer a manutenção desses prédios históricos.
O romance foi uma forma que o autor encontrou para conscientizar a população, de olhar com mais cuidado para esse Patrimônio, este é um dos pontos altos do livro. Lá, temos Paris, a França Medieval e todo o enredo acaba girando em torno da Catedral. Esta estava em pedaços, vitrais quebrados, havia sido saqueada e esquecida, largada e em processo de decadência, prestes a ser demolida a fim de que a região fosse remodelada.
Victor Hugo, neste cenário tão confuso e com um futuro assustador, resolveu passar para o passado, era um homem apaixonado pelo período medieval, pela história da França. Como um bom patriota, sofria quando casas e prédios de Paris eram destruídos.
É um romance no qual o autor se dedicou a contar aos parisienses um pouco da história de Paris.
O personagem principal do livro não é Quasímodo e sim a Catedral de Notre Dame. Os demais personagens vêm de diversas classes sociais, e algumas vidas se entrecruzam em vários locais, como lugares da Catedral, seja nos altares, telhados, claustros e nas entranhas mais profundas da Igreja.
Estes dois livros, obras clássicas de Victor Hugo, representam um período sombrio da França, que vale ser conhecido!
Les Halles Foto dos Halles antigos Les Halles situa-se no centro de Paris , no…
Abadia de Saint-Germain des Prés Abadia A Abadia de Saint- Germain des Prés foi um…
Avenidas de Paris e suas histórias A história das avenidas de Paris particularmente a Avenida…
Trocadéro O Trocadéro trata-se de uma grande Praça, em Paris, no 16º. arrondissement, no…
View Comments
M Helena amei o musical Les Miserablese assisti 3 vezes. Tinha o CD no carro e ouvia sem parar.
Aprendi muito com seu artigo.
O Corcunda de Notre Dame não li, mas sei da historia.
Não me lembrava de Quasimudo ser o nome dêle. Hj em dia tem uma banda sensacional chamada quasimudo.
Seus artigos são preciosos