Trocadéro
O Trocadéro trata-se de uma grande Praça, em Paris, no 16º. arrondissement, no topo da Colina Chaillot. Engloba vários jardins e prédios construídos durante a Exposição Universal de 1937.
Está localizado do lado oposto do Rio Sena, quando tomamos a Torre Eiffel como referência, ou seja, na Margem Direita. Ali também se encontra o Palais Chaillot, um complexo com jardins, diferentes museus, centros de exposições e apresentações.
Há também um aquário subterrâneo, o maior da França. O histórico aquário de Paris, o Cinéaqua abriga cerca de 13.000 peixes e 35 tubarões em mais de 50 tanques.
Cinéaqua
Lá se encontra o Médusarium, um dos maiores da Europa, é um espaço dedicado à exibição de medusas, onde há uma vasta coleção delas, sendo considerada a maior coleção deste tipo na Europa.
Medusa
Durante o ano, o Cinéaqua oferece atividades para crianças, bem como eventos científicos imperdíveis.
É a partir desta Esplanada que se obtém, a melhor vista da Torre Eiffel, pois está alta e distante o suficiente para garantir que a Torre seja vista como um todo.
Torre Eiffel
Além disso, dentro do Palais de Chaillot há diversos ângulos de onde pode-se fotografar a Torre Eiffel, além dos degraus da escadaria que vendem as famosas fotos nas redes sociais. Esta é, portanto, uma parada praticamente obrigatória na sua visita a Paris.
Além de nomear a Praça, o Trocadero, também refere-se a um dos Bairros mais elegantes de Paris, localizado na Margem Direita do rio Sena, que simboliza o luxo parisiense, com edifícios residenciais de alto padrão e Embaixadas.
Assim como o Campo de Marte, os Jardins do Trocadero são acessíveis ao público e têm uma superfície de 94 mil metros quadrados.
História do local
Desde 1651, a Colina de Chaillot, a qual abriga hoje o Trocadero em Paris, tem sido palco de diversas construções e atrai visitantes por diferentes motivos.
No século XVII, era o Convento da Visitação que se localizava no seu topo, ali permanecendo até a época da Revolução Francesa, quando foi destruído. Disto, resultou uma Esplanada aberta bem no centro de Paris, para a qual Napoleão I teve muitos planos, porém nenhum foi concretizado.
Napoleão I
Louis XVIII, em 1823, resolveu construir neste local, a “Villa Trocadero”, um Monumento em homenagem ao sucesso da Expedição Espanhola e à vitória na Batalha do Forte do Trocadero. Em seguida foi construído o Antigo Palácio do Trocadero, uma construção em estilo neobizantino, o qual abrigava exposições que perduraram até sua demolição em 1935.
Louis XIII
Durante a Exposição Universal de 1937, foram construídos os diversos jardins que constituem o Trocadero, além do atual Palais de Chaillot que conserva em sua arquitetura duas alas semicirculares de seu antecessor.
O Palácio Chaillot abriga a Cidade da Arquitetura e do Patrimônio, um dos maiores centros de Arquitetura do mundo provendo a arquitetura francesa e a internacional.
Há também o Museu Nacional da Marinha e o do Homem.
O Teatro Nacional da Dança está presente neste complexo cultural o qual oferece uma experiência diversificada para os visitantes.
A Praça tem no seu centro uma estátua do Marechal Foch montado em um cavalo e um memorial do exército francês. Por último, abaixo do Palácio Chaillot, situa-se a fonte do Trocadero, composta por várias pequenas bacias e de uma maior ao centro, a qual dispõe de 20 canhões de água cujos jatos têm um alcance de 7 metros.
A Fonte de Varsóvia, ali colocada em 1937, é muito famosa. O arquiteto por trás do projeto, Roger-Henri Expert, desenhou uma série de bacias em cascata ao redor de uma maior, cujos jorros d’água formam 56 chafarizes que desembocam em 8 quedas d´água.
A Fonte, as bacias e os jardins, cujos arredores são ornados com esculturas, são locais de passeio apreciados pelos turistas e pelos parisienses, principalmente em épocas de ondas de calor.
O acesso é facilitado pela estação de metrô Art Nouveau situada nos arredores e inaugurada no ano de 1900.
Curiosidades
A Exposição Universal de Paris de 1867, foi um evento promovido por Napoleão III, a qual aconteceu no Campo de Marte, em Paris, a fim de ressaltar a grandeza do Segundo Império francês.
O tema da exposição foi o progresso e a paz e contou com expositores de 41 países do mundo.
A Exposição Universal de 1937, Exposição Internacional de Artes e Técnicas Aplicadas à Vida Moderna, teve a Torre Eiffel separando os pavilhões da Alemanha Nazista e a União Soviética.
O Museu do Homem e o Palácio de Tokio foram construídos especialmente para esta ocasião.
Com esta explanação finalizo o nosso passeio pela Torre Eiffel, Campo de Marte e Trocadero.
De tudo isso só me lembrava da fonte de Varsóvia
Excelente texto sobre Trocadero. Já mandei pra minha neta q vai a Paris. Bj
Maria Helena, obrigada! Ótimas informações , adorei! Bjs 🥰🌸