O Champ de Mars, (Campo de Marte) em Paris, fazia parte de uma grande área plana e aberta chamada “Grenelle”, reservada à agricultura comercial. Os cidadãos reivindicavam pequenas parcelas e as exploravam cultivando frutas, vegetais e flores para o mercado da cidade. Todavia, a planície de Grenelle não era um local especialmente fértil para a agricultura.
A construção em 1765 da Escola Militar, projetada por Angel -Jacques Gabriel, foi o primeiro passo em direção ao Campo de Marte em sua forma atual.
Os campos para os exercícios militares foram especialmente planejados para uma área ao sul da escola, localização atual da Place de Fontenay.
A sua origem remonta ao século XVIII, quando a área era um campo de manobras e desfiles militares.
A escolha de construir uma esplanada ao norte da Escola, teve como consequência a construção da fachada nobre que hoje envolve o Campo de Marte.
Os planejadores nivelaram o terreno, o cercaram com um grande fosso e uma longa alameda de almos. Como toque final, a alameda foi cercada com uma bela grade.
Este local testemunhou o espetáculo e a pompa de alguns festivais mais lembrados da Revolução Francesa. Nesta época foi utilizado, não só para festas republicanas, mas também para eventos trágicos como o Massacre do Campo de Marte.
Em 14 de julho de1790 ocorreu no Campo de Marte a primeira celebração do “Dia da Federação” (Fête de la Fédération), agora conhecido como o dia da Bastilha, exatamente após a tomada da prisão.
No ano seguinte, em 17 de julho e 1791 ocorreu o massacre no Campo de Marte, Jean Sylvain Bailly, o primeiro prefeito de Paris, tornou-se vítima de sua própria Revolução e foi guilhotinado em 12 de novembro de 1793.
No século XIX, o local foi palco de exposições universais, culminando com a construção da Tour Eiffel em 1889.
Atualmente o Campo de Marte é um parque popular ideal para piqueniques e atividades de lazer, com a Tour Eiffel como pano de fundo.
O nome Campo de Marte, é uma homenagem a Marte, o Deus da Guerra. Este é um dos melhores lugares de Paris para quem deseja apreciar a Tour Eiffel. Localizado no 7º. arrondissement e cercado por corredores de altas árvores, gramados convidativos, quadras esportivas e parques infantis, o lugar é ideal para um passeio tranquilo e foto perfeita durante a visita a Paris.
A partir do Campo de Marte, tem-se uma visão mais ampla, clara e grandiosa da Torre Eiffel e nem será necessário disputar espaço; com 24,5 hectares, o Campo de Marte oferece diversos ângulos e lugares estratégicos para curtir e fotografar o mais famoso ponto turístico da França.
Comece o passeio pelas pontas onde está o lindo edifício da Escola Militar, passe pelo Grand Palais Éfimère, lugar onde acontecem eventos e exposições temporárias e siga a caminhada percorrendo os diversos trajetos em meio ao jardim.
Os mais bonitos estão nas laterais cercados por árvores grandiosas que formam uma linda moldura para a Tour Eiffel.
Faça uma caminhada por todo o Parque e escolha o seu caminho predileto para a foto.
Após a construção da Tour Eiffel em 1889, a área do Campo de Marte foi cedida pelo exército à cidade de Paris, a qual o transformou em um grande Parque público, fazendo dele um dos mais populares destinos de Paris entre os turistas.
A Torre Eiffel vista do Campo de Marte é linda a qualquer hora do dia, porém, alguns detalhes podem ajudar a escolher o horário ideal para a sua visita ao parque. Pela manhã, ela é iluminada pela luz do sol, já no horário da tarde, terá o sol ao fundo da Torre, ela estará contra a luz. O horário mais disputado no Campo de Marte, é o pôr do sol, quando centenas de turistas ocupam os gramados para um piquenique ao entardecer. É comum que muitos permaneçam no local até o acender das luzes da Torre. O espetáculo acontece diariamente após o anoitecer, por isso o horário muda ao longo do ano.
O Campo de Marte está aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano. Pode haver alguns espaços fechados devido a obras ou recuperação do jardim.
Em caso de grandes eventos, algumas áreas do parque podem ser fechadas.
Muitas pessoas, principalmente turistas, se empolgam com o Campo de Marte e com a Torre Eiffel, todavia, poucos prestam a atenção neste Monumento grandioso e tão importante!
Ele está localizado em Paris, nos jardins do Campo de Marte, na avenida Charles Risler. Encomendada pela cidade de Paris, foi erguido em 1989 por ocasião do bicentenário da Revolução Francesa. Inspirado nas mastabas egípcias, (tipo de túmulo egípcio antigo e que precedem as pirâmides) inclui muitas referências às imagens revolucionárias. É obra do escultor tcheco Ivan Theimer.
O Monumento é composto por vários elementos:
– Uma construção quadrada de cautaria,(utilização de pedras naturais, geralmente granito, mármore) que se abre para o espaço interior octogonal, iluminado por cima, cujas fachadas externas são adornadas com textos gravados.
-Dois obeliscos de bronze cobertos com uma profusão de símbolos e textos finamente detalhados, incluindo o da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-Uma estátua de um homem vestido com uma toga e segurando vários documentos na mão.
-Estátua de um homem convidando os espectadores a ler os textos esculpidos nos obeliscos.
-Estátua de uma mulher com uma criança, usando um chapéu feito de jornal (cronologia dos acontecimentos de 1989).
Na fachada sudoeste, a mais próxima do Campo de Marte estão:
-Um triângulo, frequentemente utilizado pelos maçons com a finalidade de evocar a elevação do pensamento humano.
-Um texto comemorando o bicentenário da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, arte esculpida na pedra.
– Um relógio de sol está colocado na fachada nordeste.
-Uma porta de bronze emoldurada por duas colunas: numerosos relevos e imagens de documentos históricos do período revolucionário ali são encontrados.
-Nas outras duas fachadas estão esculpidas pedras com os nomes e o selo de cada uma das 12 capitais dos países membros da Comunidade Europeia em 1989. No lado nordeste: Lisboa, Madrid, Paris, Bruxelas, Londres, Dublin. No lado sudeste: Roma, Luxemburgo, Bonn, Amsterdam, Copenhagen (Kobenhavn).
Toda a estrutura está situada sobre um pódio elevado, dois degraus acima do solo. Em cada canto do pódio há postes de bronze para fogueiras.
Em 2012, a exposição United Buddy Bears foi realizada no Campo de Marte. Uma exposição Internacional de Arte com mais de 140 ursos de 2 metros de altura representando países. Eles promovem a Paz, o Amor, a Tolerância e a compreensão internacional. Eles estão no Campo de Marte, em Paris, em frente a Torre Eiffel.
Les Halles Foto dos Halles antigos Les Halles situa-se no centro de Paris , no…
Abadia de Saint-Germain des Prés Abadia A Abadia de Saint- Germain des Prés foi um…
Avenidas de Paris e suas histórias A história das avenidas de Paris particularmente a Avenida…
Trocadéro O Trocadéro trata-se de uma grande Praça, em Paris, no 16º. arrondissement, no…
Jardim das Plantas – Paris Em francês “Jardin des Plantes” é um jardim botânico aberto…
View Comments
Adoro seus textos. Gostei de saber sobre esse parque.
Obrigada Maria Helena! Muito bom! 🥰😘