Helena Landell
  • Sobre a Helena
  • Contato
por Helena Landell 1

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré-2

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré-2
por Helena Landell 1

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré-2

 Getúlio Vargas

Em 1937 o então Presidente Getúlio Vargas apontou Aluísio Pinheiro Ferreira como o novo Diretor da Ferrovia, função que exerceria até o ano de 1966.

Aluísio Pinheiro Ferreira 

Em 25 de maio de 1966, depois de 54 anos de atividades, a EFMM teve sua desativação determinada pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, o qual determinou a substituição por uma Rodovia, por conta do acúmulo de prejuízos.

 Castelo Branco

Antigamente, em todo esse percurso eram 48 paradas que o trem fazia.

Vila de Teotônio

Atualmente é possível ver um trecho da Ferrovia do Diabo rodeada de mato, localizado na Vila de Teotônio, em Porto Velho. Alguns outros trechos menores foram recuperados para visitação.

Em meio século, só por duas vezes o trem voltou a fazer pequenos percursos turísticos dentro da capital.

Guajará-Mirim

A estação de Guajará -Mirim está em abandono, com telhado caindo, assim como a maior parte das edificações da ferrovia. Peças e trilhos que integram o Patrimônio histórico, são frequentemente roubadas.

Todavia, por faltas de recursos para manutenção, a passagem de trens é possível apenas no primeiro trecho.

Outro fato que contribuiu para o fracasso da ferrovia foi o fato de, a borracha brasileira começar a ser desvalorizada no mercado externo justamente na época de sua construção. Nos anos 30 a EFMM foi praticamente desativada e em 1972 parou totalmente de funcionar.

Em 1980 o governo de Rondônia iniciou um projeto de recuperação. Os 7 quilômetros reconstituídos operavam com fins turísticos até 2.000.

 Danna Merril

Graças a um fotógrafo norte americano de nome Danna Merril, que fazia parte do grupo da construção, temos os registros da batalha entre o homem e a natureza, que ele próprio testemunhou.

É um valioso documentário fotográfico relatando as adversidades da construção MM e se não fosse ele, nós não saberíamos hoje, como surgiu Porto Velho.

    

       

Coleção Dana Merrill 

Após cinco anos de paralização, no dia 2 de novembro de 2005, uma composição faria uma única viagem, transportando convidados para participar de uma missa. Era dia de Finados e no Cemitério da Candelária, este evento religioso foi em memória às centenas de operários de diversas nacionalidades que faleceram durante a construção da ferrovia.

Prédio da estrada de Ferro M.M. na cidade de Porto Velho em 2001

 Finalmente a 10 de novembro de 2005, a ferrovia histórica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 28 de dezembro de 2006, o Ministério da Cultura homologou através da Portaria 108, o tombamento da EFMM, como Patrimônio Cultural Brasileiro.

O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) autorizou em novembro de 2011 o início das obras de restauração da grande oficina da EFMM, que possui 5.700 metros quadrados e 13 metros de altura.

Oficina da EFMM

O trabalho de revitalização, pago pelas compensações, dos impactos causados pela construção das Usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, deveria estar concluído até 2014. Estava previsto o funcionamento de locomotivas como trem turístico, no trecho entre a estação de Porto Velho e Santo Antônio, totalizando aproximadamente 8 quilômetros.

Patrimônio Histórico abandonado, trilhos, vagões, locomotivas peças que cruzaram o Oceano Atlântico para chegar à região amazônica há mais de 100 anos.

Tudo o que hoje está a céu aberto sofrendo os efeitos do tempo, foi trazido da Europa em meados de 1900 em navios a vapor.

Entre 1907 e 1912, não havia aeroportos nem estradas, o único meio de acesso era pelo rio Madeira. Navios cargueiros transportando equipamentos, mercadorias, passageiros, trabalhadores, navegavam de 90 a 100 dias dos Estados Unidos para cá, ou seja, mais de 3 meses navegando.

Havia também o problema do material empregado na construção da Ferrovia, pois todo o material vinha do exterior.

Naquela época não havia a possibilidade de trocar alguma peça que viesse errada, era necessário adaptá-la.

O que restou da EFMM permanece como um triste símbolo de descaso em relação ao passado.

 

Porto Velho

A capital centenária que nasceu nos trilhos de uma ferrovia, com quase 500.000 habitantes, Porto Velho é a terceira maior cidade da região norte, ficando atrás somente de Manaus e Belém.

Ela foi marcada por histórias de coragem, desde a construção em plena selva, da EFMM.

O início da construção, a estação da partida do trem foi construída 7 quilômetros abaixo do rio Madeira, na cachoeira de Santo Antônio. É em torno desta Estação Ferroviária que se desenvolve a cidade de Porto Velho.

  

No dia 10 de junho de 1972, quando o coronel Inaldo Seabra de Noronha estava ali, no pátio da Estação com todos os funcionários, as máquinas apitaram por 5 vezes pela última vez, era de cortar o coração!

 É uma história de luta, é uma história intensa, é uma história de multiculturalidades e é uma história que merece ser divulgada em todos os lugares. Não é só uma história de Rondônia, é uma história de ocupação da Amazônia, é uma parte da História do Brasil, ela compõe um processo de industrialização mundial, então ela precisa ser conhecida por todo o mundo!

Artigo anteriorEstrada de Ferro Madeira-MamoréPróximo artigo Escargot

1 comments

Luci disse:
30 de outubro de 2023 às 08:23

Bom dia Maria Helena, obrigada! Muito boa a matéria 😋

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Helena Landell – Curiosidades Culturais

Este é um canto para pincelar curiosidades brasileiras e francesas.

curiosidades culturais

Posts recentes

Marianne:     Deusa da Liberdade25 de julho de 2025
Les Halles11 de julho de 2025
Paris-    Boulevards      e     Faubourgs30 de junho de 2025

Categorias

  • Sem categoria
Todos os direitos reservados - Helena Landell
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Do not sell my personal information.
Cookie SettingsAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR