Categories: Sem categoria

Avenidas de Paris e suas histórias

Avenidas de Paris e suas histórias

A história das avenidas de Paris particularmente a Avenida dos Champs-Élysées, é intrinsicamente ligada à renovação urbana da cidade no século XIX, sob a liderança do Barão Hausmann. A remodelação a pedido de Napoleão III, visava modernizar Paris, criando espaços amplos e arejados.

As principais avenidas de Paris, como a Champs-Élysées, têm histórias ricamente tecidas que refletem a evolução da cidade e da vida parisiense.

Desde suas origens humildes até se tornarem símbolos de luxo e elegância, essas avenidas testemunharam eventos históricos e transformações urbanas as quais moldaram a identidade de Paris.

Antiga  Champs-Élysées

A história da Avenida Champs-Élysées começou em 1640, no século XVII com a plantação de árvores, que posteriormente se transformaria em um caminho arborizado, criado por André Le Nôtre com a finalidade de unir os Palácios Reais. Gradualmente tornou-se um local de passeio para a aristocracia e mais tarde, uma das avenidas mais famosas do mundo, conhecida por suas lojas de luxo, restaurantes e cinemas.

Ela é um dos principais símbolos de Paris, conectando o Arco do Triunfo à praça da Concorde, e abrindo espaço para eventos importantes e celebrações.

Arco do Triunfo       
Praça da Concórdia

No século XVIII a Avenida foi sendo prolongada e ganhou forma, sendo nomeada de Champs-Élysées em referência ao Campos Elísios da mitologia grega, o qual designava um lugar equivalente ao paraíso cristão.

Em 1724, a Avenida adquiriu seu traçado atual e em 1884 foi feita uma importante remodelação que melhorou consideravelmente seu aspecto. Atualmente é um espaço importante para os amantes de compras, além de ser um dos lugares mais bonitos de toda a cidade para passear.

Barão de Hausmann

Já no século XIX o Barão de Hausmann com o apoio de Napoleão III, reformou a cidade, construindo grandes avenidas, parques, sistema de esgoto e de água e redes de gás subterrâneas.

Esta Avenida testemunhou diversas transformações, desde a reforma urbanística do Barão de Hausmann até a modernização no século XX, com a chegada de marcas populares e a abertura de cinemas e teatros.

A Avenida está dividida em duas partes que podem ser diferenciadas facilmente. A zona mais baixa dos Campos Elíseos, situada junto à praça da Concorde, está rodeada de jardins e de edifícios imponentes, como Petit Palais e o Grand Palais.

A parte mais alta da avenida, começa junto ao Arco do Triunfo, é onde se encontram as lojas de luxo, muitos restaurantes e cinemas.

Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs-Élysées forma a via mais bonita e conhecida de Paris, além de ser uma das mais famosas do mundo!

Avenida Montaigne

Avenida Montaigne

As Avenidas e ruas de Paris não são apenas espaços de trânsito, mas também testemunhos da história e da cultura da cidade, carregando consigo a emoção e a beleza de um passado rico e vibrante.

A Avenida Montaigne, em Paris, no século XVIII, inicialmente conhecida como “Allée des Veuves”, (Beco das viúvas) tinha esse nome devido ao grande número de viúvas que a frequentavam, muitas vezes, em busca de aventuras. Todavia, a rua mudou muito desde aqueles dias.

Ela foi renomeada para homenagear o importante escritor Michel de Montaigne, renascentista francês.

A Avenida essencialmente residencial no início, tornou-se um endereço de prestígio no século XIX e evoluiu de área residencial para um centro de negócios e um centro de alta costura e luxo.

No século XX, o prestígio do endereço atraiu industriais e banqueiros que instalaram suas sedes na área.

Após a Segunda Guerra Mundial, as casas de costuras mais luxuosas começaram a abrir lojas na Avenida Montaigne. tornando-a um ícone de moda e de luxo, como Dior, Chanel, Louis Vuitton e outras.

Foto de lojas

Ela é um destino popular para turistas e compradores de todo o mundo. Sua atmosfera sofisticada, a torna um lugar icônico da moda parisiense.

Foto de lojas com grades

A Avenida é embelezada com pequenos jardins cercados por grades que lembram pátios ingleses.

Avenida Foch

Avenida Foch

A Avenida Foch, em Paris, foi construída durante o reinado de Napoleão III, como parte do plano de reconstrução da cidade, liderado pelo prefeito Barão de Hausmann.

Marechal  Foch

Ela homenageia o Marechal Ferdinand Foch, que foi Generalíssimo da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918). É uma das 12 Avenidas que parte da Place Charles De Gaulle (antiga Place de L’Étoile – Praça da Estrela) e que leva à Porte Dauphine, na fronteira com o Bois de Boulogne.

É uma das mais largas de Paris com 120 metros de largura devido à jardinagem que a ladeia.

          

Foto da Avenida Foch número 84

Durante a ocupação alemã em Paris, o número 84 da Avenida Foch foi utilizado como o principal Quartel General da Gestapo alemã durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Era a contrainteligência as SS, o Sichrheitsdienst(SS).

O Edifício foi usado para interrogatórios e torturas de membros da Revolução Francesa e de colaboradores britânicos.

A Avenida Foch número 84 tornou-se um local de grande horror, com as vítimas da tortura da Gestapo sendo ouvidas pelos vizinhos. Ficou conhecida como a “rua dos horrores”.

O segundo andar era usado pela unidade rádio do SD a fim de descobrir mensagens codificadas em tentativas de expulsar grupos de resistência, durante o que era conhecido como Funkspiel (jogo de rádio).

O terceiro e o quarto andar eram usados por altos oficiais da SS e o sexto andar foi convertido em salas de tortura.

Atualmente é uma das áreas mais prestigiadas de Paris, conhecida por suas residências de luxo e pela sua beleza arquitetônica.

É um local de passagem importante, ligando o Arco do Triunfo ao Bois de Boulogne.

Anteriormente, era conhecida como a Avenida do Bois de Boulogne. É uma das mais prestigiosas de Paris, bem como um dos endereços mais caros do mundo, lar de muitos Palácios grandiosos da cidade, incluindo alguns pertencentes às famílias Onassis e Rothschild, esta última, foi proprietária dos números 19 e 21.

Seus 1300 metros de comprimento eram percorridos pelos burgueses em suas carruagens para que pudessem ver e serm vistos entre o Arco do Triunfo e o Bois de Boulogne o qual estava sendo criado na época!

Em 1929, tomou o nome Foch, após a morte do General que ganhou a batalha do Marne, na Primeira Guerra Mundial.

Temos aqui um esboço das principais avenidas de Paris.

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Marianne:     Deusa da Liberdade

Marianne:     Deusa da Liberdade Foto do quadro de Délacroix  Antes de Marianne se tornar o…

6 dias ago

Les Halles

 Les Halles Foto  dos Halles antigos Les  Halles situa-se no centro de Paris , no…

3 semanas ago

Paris-    Boulevards      e     Faubourgs

Paris-    Boulevards      e     Faubourgs                      …

1 mês ago

Abadia de Saint-Germain des Prés

Abadia de Saint-Germain des Prés  Abadia  A Abadia de Saint- Germain des Prés foi um…

2 meses ago

Trocadéro

Trocadéro   O Trocadéro trata-se de uma grande Praça, em Paris, no 16º. arrondissement, no…

3 meses ago

Champ de Mars  –   Paris

Champ de Mars   -     Paris   Campo de Marte  O Champ de Mars, (Campo…

3 meses ago